quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um pouco de Português!

O Rock e Rojões é um evento que visa a diversão, o companheirismo e a degustação gastronómica. No entanto, também temos lugar para um pouco de cultura.

Sendo assim, deixo-vos com as várias definições da palavra Rojão:

rojão
s. m.
1. Rojo.
2. Pop. Toque de viola arrastado.
3. Reg. Grade sem dentes formada por um só caixilho, com ramos entrelaçados, para aplanar a terra lavrada ou cavada.
4. Pedaço de carne de porco frita, mas não reduzida a torresmo.
5. Taurom. Vara com choupa para picar touros; garrochão.
6. Bras. Foguete.
7. Ruído que o foguete produz quando sobe ao ar.

Note-se igualmente que a raiz latina da palavra Rojão aponta para: Sofrimento, Arrastamento, Arremesso. Tem o objectivo de dar a sensação de algo desagradável. Daí a definição "Rojo" de "Rojar" que significa Aremessar ou Arrastar. Do mesmo modo, a vara tauromáquica que pica violentamente o Touro, a grade que se arrasta pelo campo e o barulho irritante dos foguetes, enquadram-se nestas mesmas imagens.

O Rojão gastronómico, esse, não parece ter ligação directa. Proponho por isso que o Rock e Rojões assuma o papel de criar uma conexão efectiva entre o pedaço de carne e a palavra que lhe dá o nome!

Assim, os que marcarem presença, terão de sair literalmente de rastos com o papo cheio de rojões enquanto que aqueles que não vierem á degustação, podem usar a auto-flagelação com o intuito de sofrerem o mais possível com a falta de comparência.

Assim, caros Rojões, o nosso evento terá uma nova vertente cultural que irá mudar para sempre o significado da palavra Rojão. Graças a nós, cada vez que se pensar em Rojão, o regionalismo Minhoto que se refere á carne de porco, a humanidade poderá liga-la á forma latina pelo facto das pessoas que frequentam o R&R sairem a rastos dele e/ou se castigarem fisicamente caso não possam comparecer!

Como sempre, e para finalizar o post, fica mais um momento musical enquanto aguardamos pelo tão ansiado dia 13 de Novembro!


1 comentário:

  1. acho que tá muito bem visto essa relação...
    a tua tia ainda vai ter que voltar a fazer obras.. desta vez arrajar o chão!
    elaneobrigo

    ResponderEliminar